Juízes 16.26 - Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.
Mandaram chamar Sansão no cárcere onde ele estava preso para que ele alegrasse o povo filisteu, pois estavam fazendo uma festa, um sacrifício para o deus deles (Dagom) e queriam se divertir vendo Sansão humilhado.
A bíblia nos relata que Sansão pediu a um “moço” que o tinha pela mão ( algumas bíblias dizem a um “rapaz”) que o guiasse para que apalpasse as colunas que sustentavam a casa, para que ele se encostasse nelas.
Procurei em várias bíblias de estudo, estudos bíblicos inclusive na internet e não encontrei referências ou concordâncias sobre o versículo 26.
Observando com cuidado o versículo, fiquei me questionando quem seria esse “moço” ou esse “rapaz” que Sansão pediu que o levasse até a coluna mestra. E diversas hipóteses me vieram em mente:
1 – Acredito que a mais óbvia, que todos venham logo a pensar, seria a que Deus mandou um anjo para ajudar Sansão, colocou um anjo no caminho de Sansão.
2 – Outra seria a que aquele “moço” seria também um hebreu, como Sansão, por isso levou Sansão até a coluna mestra.
3 – Mas, como sabemos que Deus opera e faz o sobrenatural, tenho plena convicção que aquele “moço” era um filisteu, pois tinha um cargo de confiança, e os filisteus não colocariam ou teriam tamanha confiança num hebreu para exercer tal cargo, eram povos inimigos, um hebreu no meio dos filisteus seria sempre um escravo, assim como Sansão.
E acredito que aquele “moço” filisteu, tocado pelo Espírito Santo de Deus, o levou até a coluna mestra. Pode-se até pensar que foi pura inocência do “moço” tê-lo levado, que jamais ele saberia que Sansão queria mesmo era destruir todo o povo filisteu. Pode-se também pensar que ele se comoveu com aquele sofrimento, com aquela situação, com o estado lamentável que Sansão estava, e além de tudo cego. Mas, porque não pensar que ele, que já não era mais criança, pois a bíblia o relata como “moço”, refletiu e percebeu que seu povo, o povo filisteu, não praticava o bem para a humanidade em momento algum, e sim o contrário, somente a maldade, e decidiu destruir todo o seu próprio povo.
Portanto, na minha opinião, aquele “moço” tinha plena consciência e convicção de tudo o que estava fazendo, sabia de tudo o que Sansão queria fazer, foi tocado e contudo guiado pelo Espírito Santo de Deus.
Penso que, de um certo ponto de vista o que Sansão fez não foi correto, pelo simples fato de que o que ele mais queria era se vingar, e creio que isso não é de Deus. Mas por outro lado quando Deus opera o mal é cortado pela raiz, e creio que hoje em dia não deve ser diferente, temos uma batalha constante com o mal e esse mal sempre será derrotado por Deus.
Tal passagem me fez refletir que provas virão, inimigos, gigantes se levantarão contra nós, porém em muitas vezes são eles mesmos que se derrubam. Deus age sempre em nossa proteção e muitas vezes não precisamos sequer nos mover para derrubá-los, pois Deus faz com que eles se derrubem, com que eles caiam. Sei que nós não somos bobos, mas não devemos ter tal espírito de vingança, pois o gigante que nos aflige, que nos persegue, que nos rodeia e nos perturba é bem menor que a mão de Deus, então deixa na mão de Deus que tudo Ele fará.
Lembrem-se que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam!!!
E aí, vai lutar com suas mãos e fazer conforme sua própria vontade ou deixar que Deus o faça por você???
VOCÊ ESCOLHE PRA VOCÊ!!!

Graça e paz a todos, a minha visão a respeito desse fato é que a soberania de Deus sempre irá prevalecer, pois Ele é Deus. O propósito de Deus era destruir os Filisteus, pois os mesmos estavam escravizando, Israel a muito tempo, e Deus reunião naquele lugar uma multidão e a Bíblia diz que Sansão, matou mais na sua morte do que em sua vida, então se o propósito de Deus era destruir os filisteus então ele se cumpriu, pois à vontade de Deus ela sempre irá prevalecer. Este é meu entendimento. Deus abençoe a todos em nome de Jesus.
ResponderExcluirDeus está no controle e age no impossível. Ele é o DEUS do impossível!!!
ResponderExcluir